Protetores Solares
Atualizado: 5 de jun. de 2023
As pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável, normalmente se deparam com um dilema: o uso dos filtros solares. ☀️
De um lado temos os dermatologistas, nos alertando sobre os perigos do câncer e demais doenças de pele ocasionadas pelos raios solares, do outro lado temos os médicos que trabalham com a medicina integrativa trazendo a informação de que os filtros solares contém SUBSTÂNCIAS TÓXICAS e que também poderão desenvolver um câncer. 😰
Por esse motivo cresce a busca por alternativas que possam conferir proteção à pele, sem riscos à saúde, como por exemplo filtros solares com substâncias menos agressivas ao corpo, com ativos mais modernos.
Claro que não vamos encontrar um produto 100% ideal, porque a própria função deles torna impossível aliar a eficácia da proteção e a isenção total de substâncias químicas.
Mas e a solução, então? 🤯
INGREDIENTES PERIGOSOS NOS PROTETORES SOLARES
É isso mesmo. Os protetores comuns levam uma série de substâncias que prejudicam a saúde e o meio ambiente, como você pode conferir neste texto publicado no site do EWG, com as devidas referências científicas.
Abaixo, um resumo de alguns deles.
Oxibenzona (benzophenone-3): polui os oceanos, pode ser absorvida pela pele e está relacionada a distúrbios hormonais. Seu uso é proibido na Suíça.
Homosalato (homosalate): pode ser absorvida pela pele e desequilibrar hormônios como estrogênio e progesterona.
Ensulizole (phenylbenzimidazole sulfonic acid): de acordo com o EWG, está relacionada ao câncer apesar de ser um ingrediente de médio risco.
4-metilbenzilideno-cânfora (4-methylbenzylidene camphor): de acordo com o EWG, também relacionado a distúrbios endócrinos.
Octinoxato (ethylhexyl methoxycinnamate): alergias e distúrbios hormonais, de acordo com o EWG.
OS PIORES E OS MELHORES PROTETORES SOLARES DO MERCADO
QUAL ESCOLHER?
Se você acompanhou toda a seleção, certamente ficou em dúvida: escolho um protetor solar seguro que testa em animais ou um protetor solar razoavelmente seguro, porém livre de crueldade? A resposta para isto não é simples e eu sequer julgaria se optassem pela primeira opção.
Desta lista, o que mais atente às minhas necessidades é o Protetor Solar Físico Pele Sensível Fusion Fluid Mineral da ISDIN. Ele é vegano e, embora a fórmula não seja realmente boa, não é a pior.
E, claro, os BB Cream da Alva e da Cativa seguem sendo boas opções para quem, no dia a dia, prefere se proteger apenas no rosto.
Vale lembrar também que na gringa tem excelentes marcas de protetores não testados em animais e seguros para a saúde. Badger, All Terrain, DeVita, Goddess Garden, True Natural, 100% Pure são algumas delas.
Fonte: https://lookaholic.wordpress.com/2017/02/23/protetores-solares-com-menos-quimicas-perigosas-para-a-saude/
Sou aluna Pro Ser e 100d é não recebi meu kit. Meu nome Catarina Laboré Silva Cavalcante. E-mail. catarinalabore2014@gmail.com
Telef. 92 99391.7885