Artrose: causas, sintomas e tratamentos
Atualizado: 5 de jun. de 2023
Com o passar dos anos, a cartilagem articular vai se desidratando e ficando mais fina, por não se regenerar e não ser vascularizada.
A osteoartrose, também conhecida como artrose, é uma condição da articulação óssea que afeta a estrutura das articulações e os tecidos moles que estão próximos, causando inflamação, assim irritando os nervos da região.
Artrose e artrite são a mesma coisa?
É muito comum que as pessoas confundam as duas, mas não.
A artrose é um desgaste causado pelo envelhecimento, na grande maioria dos casos, já a artrite é uma doença inflamatória que afeta uma ou mais articulações do corpo.
O que causa a artrose e quais os fatores de risco?
A artrose é dividida em dois tipos:
Artrose primária: é comum ocorrer devido ao envelhecimento, podendo danificar a cartilagem e degenerar o líquido e a membrana sinovial. Ela se manifesta devido ao uso excessivo das articulações.
Artrose secundária: consequência de outras doenças como obesidade, gota, diabetes etc.
Os principais fatores de risco são:
Idade acima de 50 anos
Obesidade
Diabetes
Traumas nas articulações
Predisposição genética
Atividades de alto impacto
Sedentarismo
Doenças articulares como gota ou artrite reumatoide
Sexo feminino
Quais os sintomas da artrose?
Articulações inchadas
Juntas rígidas
Articulações inchadas
Sons de estalo ao movimentar a articulação afetada
Dor
Formigamento
Os locais mais comuns de se acometer a artrose são as mãos, joelhos, quadril e coluna e os sintomas começam a surgir a partir dos 40 anos.
Como diagnosticamos a artrose?
Diagnóstico realizado por um médico ortopedista ou reumatologista, baseando-se nos sintomas descritos pelo paciente, também avaliando se há a presença de nódulos de Heberden ou Bouchard, comum de aparecer em casos mais graves. Podemos identificar com raio-x ou ressonância magnética para verificar o grau de desgaste da articulação.
Como tratamos a artrose?
Fisioterapia – fundamental no tratamento para artrose, equilibra e fortalece a musculatura focando no alívio da dor, reduzindo o desgaste progressivo da cartilagem e corrigindo os movimentos.
Exercícios físicos – quanto mais forte e flexível a musculatura ao redor das articulações, mais estáveis elas ficam, diminuindo o atrito entre os ossos, dor e inflamação.
Medicamentos – analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides intra-articulares, injeção de hialuronato de sódio. Analgésicos mais simples ajudam na dor somente na fase inicial, porém não agem diretamente na inflamação, tendo apenas efeito temporário.
Tratamento cirúrgico – recomendado antes que a artrite provoque complicações, como perda muscular e deformidades articulares. Porém, o indicado é ter boa saúde e estar preparado para a reabilitação no pós-operatório.
Podemos prevenir?
Existem algumas medidas que podem auxiliar na prevenção:
Manter uma alimentação saudável
Praticar atividade física regularmente
Musculação
Manter um peso saudável
Comments