A temida celulite
Atualizado: 5 de jun. de 2023
A lipodistrofia ginóide, mais conhecida como celulite, é a inflamação do tecido celular causado pelo acúmulo de gordura, líquidos e toxinas nas células e quando não é tratada pode progredir para um grau 2, 3 ou 4.
Ela é mais comum nas mulheres pela facilidade de acumular gordura nas coxas, quadris e bumbum, que são as regiões mais comuns de aparecer celulite, além de a estrutura das fibras do tecido conjuntivo ser diferente da dos homens.
Mas o que pode causar a celulite?
Pode ser causada por um conjunto de fatores, como:
Excesso de peso
Estresse
Tabagismo
Má alimentação
Sedentarismo
Problemas de circulação
Roupas apertadas
Alterações hormonais
Desidratação
Quais os alimentos que mais ajudam no surgimento da celulite?
Refrigerante - já que prejudica nossa circulação e aumenta o nível de açúcar no organismo.
Frituras - são ricas em gordura, que podem acabar se transformando em gordura trans e saturada e são altamente prejudiciais à saúde.
Doces industrializados - tudo o que tiver excesso de açúcar ajuda a formar a celulite.
A celulite pode ser classificada em 4 graus:
Grau 1 - apenas alterações histopatológicas iniciais, celulite não visível e nem palpável.
Grau 2 - palpável pela pinça digital, mas não visível. Com a pinça podemos observar a pele com aspecto de casca de laranja.
Grau 3 - visível e palpável.
Grau 4 - nódulos maiores e muito doloridos, visíveis, palpáveis e aderidos a planos profundos.
A celulite tem tratamento?
Sim! Felizmente a celulite pode ser revertida se mantermos um hábito de vida mais saudável, praticar exercícios físicos, bebermos no mínimo 2 litros de água por dia, uma boa alimentação baseada em alimentos ricos em fibras e vegetais, alimentos com alto teor de água também para melhorar a circulação sanguínea, evitar o consumo de açúcar, gordura e sal, podemos também fazer uso dos suplementos alimentares e chás como o de cavalinha ou chá verde, pois contém propriedades diuréticas que melhoram a circulação sanguínea.
Comments